sábado, 17 de dezembro de 2011

Analista de mídias sociais

Lendo o texto Grande procura por analistas de mídias sociais marca 2011 no Brasil resolvi escrever um pouco sobre esta temática.
No texto em questão é citado que um analista de mídias sociais "é responsável por gerenciar perfis, produzir conteúdo, estudar comportamentos e monitorar toda a internet para pensar em estratégias que possam contribuir para potencializar a atuação das empresas nas redes sociais." O autor (@marquesmrc) expressa também que "para se dar bem, esse profissional precisa ser um grande conhecedor de todas as redes sociais e ferramentas disponíveis na internet. Além disso, tem de conhecer muito de marketing e comportamento humano, além de ter uma redação exemplar." 
Concordo totalmente! ;-) 
Tenho trabalhado com isso e percebido que sem estes pré-requisitos é difícil trabalhar com as mídias sociais.
Realizar este trabalho de análise de mídias sociais é uma das tarefas que tenho desempenhado com frequência em meu dia a dia. Atualmente, administro (diariamente) a minha (@AdrianaGandin) e mais quatro contas de twitter. Três delas são contas de empresas e uma é conta pessoal. Todas elas (para minha felicidade!) tem crescido em número de seguidores e em credibilidade.
Na gerência das contas realizo, principalmente: postagem de link de conteúdo significativo do site e/ou do blog das pessoas e das empresas; postagem de link de temas relacionados aos interesses da empresa;  relacionamento com parceiros; relacionamento com o público; e pesquisas de marca e de palavras e/ou termos que tenham a ver com a expertise da empresa.
Estar atento as "falas" do público alvo, e interagir com elas, faz toda a diferença no crescimento da credibilidade de uma empresa ou de uma pessoa que usa o twitter como ferramenta de trabalho.

3 comentários:

Unknown disse...

Na verdade esta função é bem recente e o que observamos é o nicho ser voltado única e exclusivamente para o mercado publicitário ou para a 'galera de marketing ' .Porém o que o mercado tem que observar é que a atuação de profissionais de outros setores como a educação ,por exemplo , trás para as empresas um diferencial que é a visão transdisciplinar e também a vivência com gerações diferentes o que para o mercado isto contribui e muito .
Analisando o teu texto tenho o conforto de me encontrar fazendo isto de forma involuntária e esbarro com especialistas na área como a autora do livro e percebo que existe um excelente movimento na educação também que acompanha estas mudanças.

Adriana Gandin disse...

Muito legal, Helez!!
Acredito que é isso que faz a diferença na minha participação como analista de mídias sociais: o olhar pedagógico!! 
Sempre pondero isto com os meus colegas de marketing e comunicação e eles acabam concordando comigo!! ;-)

Marco Antônio Marques disse...

Os dois abriram uma discussão muito legal sobre o uso das mídias sociais na educação. Acredito muito na aplicação pedagógica das redes sociais, pois como esses ambientes favorecem a produção e compartilhamento de conteúdo, a construção do conhecimento acontece mais facilmente. Agora fica a importância da filtragem da informação e, sob esse aspecto cresce a importância do profissional de pedagogia.