sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Mais reflexões sobre as novas gerações...

     Escrevi no post de 29 de novembro sobre as novas gerações. Principalmente sobre a importância do compartilhamento. Hoje queria mostrar um exemplo concreto da possibilidade de diferentes gerações conviverem muito bem (no ambiente escolar). 
     Meu amigo Guilherme, autor do iPodSchool, escreveu recentemente uma introdução ao meu texto "Vantagens do uso do iPad como ferramenta pedagógica". Na perspectiva de aluno (está concluindo o Ensino Médio), ele escreve de forma muito adequada sobre a necessidade dos estudantes mostrarem responsabilidade em relação ao uso das novas tecnologias, em especial o iPad. Na opinião dele, deveriam ser os próprios estudantes os principais interessados e responsáveis a convencer os seus educadores da importância do uso dessa forte ferramenta e que o iGadgets não são apenas brinquedos.     
      Assim como o Guilherme fez um apelo aos estudantes, faço aqui também um convite aos professores. Um convite para que cada educador possa ouvir o que os alunos tem a dizer. Eles tem muito a nos ensinar e nós (professores/adultos) a eles, em relação ao uso da tecnologia. A grande sacada é criar uma relação de respeito mútuo. Eles sabem muito sobre os dispositivos e nós podemos trabalhar com eles sobre a importância da crítica aos conteúdos que não são adequados. Eles precisam estar preparados para fazer boas escolhas e nós podemos contribuir (e muito) para esta formação.     
     O Guilherme escreveu no final de seu texto que "é bom saber que existem adultos que usam de nossas armas com responsabilidade e buscando produtividade." E nós também podemos dizer a eles: é muito bom conviver com adolescentes e jovens inteligentes que produzem um conteúdo rico quando são desafiados.                
     É isso que queremos, é isso que sonhamos... a criação de uma relação rica, interessante e de crescimento para os dois lados...   
                  
Guilherme Freitas, 16 anos, recebeu como herança de seu pai o amor incondicional à empresa de Tio Jobs. Sua novela com a Apple começou aos 13 anos, quando ganhou seu primeiro iPod Nano de 8G que ainda reside no âmago de seu coração. Atualmente, tem um iMac e um iPad que, junto de seus amigos e de sua família, são as maiores fontes de alegria de sua pacata vida. Cursando o terceiro ano do ensino médio, o jovem maclover aspira a carreira de arquiteto, desejando trazer muita tecnologia e muitas frutas para a construção civil do futuro. Ama escrever e ler e, por vezes, se aventura no mundo da poesia clássica. O mais novo membro da equipe do iPod School :-)


Nenhum comentário: