

Escrevi no post de 29 de novembro sobre as novas gerações. Principalmente sobre a importância do compartilhamento. Hoje queria mostrar um exemplo concreto da possibilidade de diferentes gerações conviverem muito bem (no ambiente escolar).
Meu amigo Guilherme, autor do iPodSchool, escreveu recentemente uma introdução ao meu texto "Vantagens do uso do iPad como ferramenta pedagógica". Na perspectiva de aluno (está concluindo o Ensino Médio), ele escreve de forma muito adequada sobre a necessidade dos estudantes mostrarem responsabilidade em relação ao uso das novas tecnologias, em especial o iPad. Na opinião dele, deveriam ser os próprios estudantes os principais interessados e responsáveis a convencer os seus educadores da importância do uso dessa forte ferramenta e que o iGadgets não são apenas brinquedos.
Assim como o Guilherme fez um apelo aos estudantes, faço aqui também um convite aos professores. Um convite para que cada educador possa ouvir o que os alunos tem a dizer. Eles tem muito a nos ensinar e nós (professores/adultos) a eles, em relação ao uso da tecnologia. A grande sacada é criar uma relação de respeito mútuo. Eles sabem muito sobre os dispositivos e nós podemos trabalhar com eles sobre a importância da crítica aos conteúdos que não são adequados. Eles precisam estar preparados para fazer boas escolhas e nós podemos contribuir (e muito) para esta formação.
O Guilherme escreveu no final de seu texto que "é bom saber que existem adultos que usam de nossas armas com responsabilidade e buscando produtividade." E nós também podemos dizer a eles: é muito bom conviver com adolescentes e jovens inteligentes que produzem um conteúdo rico quando são desafiados.
É isso que queremos, é isso que sonhamos... a criação de uma relação rica, interessante e de crescimento para os dois lados...
Guilherme Freitas, 16 anos, recebeu como herança de seu pai o amor incondicional à empresa de Tio Jobs. Sua novela com a Apple começou aos 13 anos, quando ganhou seu primeiro iPod Nano de 8G que ainda reside no âmago de seu coração. Atualmente, tem um iMac e um iPad que, junto de seus amigos e de sua família, são as maiores fontes de alegria de sua pacata vida. Cursando o terceiro ano do ensino médio, o jovem maclover aspira a carreira de arquiteto, desejando trazer muita tecnologia e muitas frutas para a construção civil do futuro. Ama escrever e ler e, por vezes, se aventura no mundo da poesia clássica. O mais novo membro da equipe do iPod School :-)
Lendo o texto Grande procura por analistas de mídias sociais marca 2011 no Brasil resolvi escrever um pouco sobre esta temática.
1. Quais são as funções básicas do iCloud? Como ele funciona, de modo geral?
O iCloud é uma ferramenta que serve basicamente para armazenamento e sincronização.
Armazena arquivos (textos, planilhas, apresentações) e sincroniza fotos, contatos, e-mails, calendários e arquivos em todos os meus dispositivos da Apple.
Para conhecer todos os recursos e as possibilidades que o iCloud oferece, sugiro a leitura da página http://apple.com/br/icloud
2. É possível transferir arquivos por meio do iCloud para aparelhos que não sejam da Apple?
Sim. É possível visualizar e fazer upload e download de arquivos (textos, planilhas, apresentações) em um computador com Windows. É possível, por exemplo, fazer download de arquivos de texto em formato PDF, Pages e Word.
Os calendários e os contatos podem ser editados no endereço http://icloud.com
As fotos só podem ser visualizadas e sincronizadas utilizando dispositivos que sejam da Apple.
3. Pode-se dizer que o iCloud seja uma espécie de pen drive invisível, válido somente para produtos da Apple?
Pode-se dizer que sim, mas sou mais otimista e acredito que o conceito de nuvem é bem maior do que apenas armazenamento. Utilizo alguns aplicativos como calendário, contatos e principalmente o FIND my iPhone ou BUSCAR meu iPhone. Este último é o surpreendente software que localiza todos os dispositivos Apple que eu possuo cadastrados na minha conta (ID) Apple, via geolocalização. Todos são aplicativos virtuais que estão integrados no iCloud, acredito que no futuro muitos outros Apps possam funcionar desta maneira ou sejam desenvolvidos para as famosas nuvens, pois isto é uma tendência.
Concluindo, é isso (um pen drive invisível) e muito mais, pois permite a sincronização de todos os meus dispositivos Apple, como iPad, iPod, iPhone, iMac e MacBook, e ainda cuida da segurança de meus dados e dispositivos.
Como dito anteriormente, é possível armazenar textos, planilhas e apresentações que poderão ser visualizados e editados nos dispositivos da Apple e em um PC com Windows, via internet, no site http://icloud.com
4. Quando o iCloud foi anunciado, a sincronia entre ele e a loja iTunes ainda não estava disponível no Brasil. Esse panorama já mudou?
Não é possível acessar a loja iTunes, da mesma maneira que nos Estados Unidos, com uma conta (ID) Apple brasileira para comprar músicas e vídeos. Somente alguns podcasts e artigos do iTunes U podem ser baixados com uma ID Apple na loja brasileira. Ainda engatinhamos no conceito de podcast, mas já ouvimos falar de canais alternativos que falam de produtos como da indústria farmacêutica, acompanhado de músicas e vídeos tipo umas rádios alternativas, programas de bate-papo sobre temáticas específicas. Quem sabe um dia chegaremos no modelo de adquirir séries e filmes, shows e muito mais, comprados com uma conta (ID) Apple Brasil como é comum nos Estados Unidos.
5. Quais são as particularidades do iCloud, em relação ao conceito de computação nas nuvens, de modo geral?
Usabilidade, facilidade de configuração, integração de uma conta, sincronização de dispositivos, relatórios e gerenciamento facilitado. Estas são algumas das principais particularidades do iCloud. Na minha opinião, a diferença está em ter minhas fotos, documentos e principais informações, de calendários e de contatos, sincronizados em todos os meus dispositivos da Apple.
6. Qual a tendência de o conceito de iCloud tornar-se padrão para demais projetos e conceitos de cloud computing?
O conceito cloud computing, computação em nuvem, tem como principal característica o armazenamento de dados, porém, como tudo da Apple, o uso parece ser de uma forma muito fácil e transparente. Não se tem a sensação que estamos em diversos dispositivos, a Apple tem essa capacidade de transformar tecnologia em um mundo simples e funcional, de maneira organizada e prática onde não precisamos ser técnicos para compreender a lógica do sistema. Intuitivamente um usuário, com pouco mais de algumas horas de utilização, sente como se navegasse neste espaço há mais de 20 anos. Por isto, acredito que o iCloud tem grande chance de se tornar um case de Cloud Computing de grande sucesso no mundo da tecnologia da informação.
Este texto foi publicado também em iHelp BR & iPod School
Usama nos deixou hoje, depois de 8 anos de convivência, mas ficaram muuuitas lembranças boas!! ;-)
Adeus, Usama!! Sentiremos saudades!!
Assista ao vídeo que o Daniel Martins fez para lembrar alguns momentos legais!!
Imagine criar uma história com vários personagens e com gravação da sua voz...
Sim, isto é possível com o Toontastic.
As crianças amam criar histórias e com este aplicativo fica ainda mais divertido. Podem criar histórias sozinhas ou em pequenos grupos, ajudando muito no trabalho pedagógico e no desenvolvimento da criatividade.
A criança faz o planejamento da história, escolhe o cenário (definido ou inventado) e os personagens, grava as vozes dos personagens e ainda escolhe uma fantástica trilha sonora.
Depois de finalizar sua história, pode compartilhar sua mega produção com seus amigos no Twitter e no Facebook.
Também pode ser compartilhado no site ToonTube
Achei o vídeo abaixo no YouTube pra vocês conhecerem o aplicativo.
Visite também o site Toontastic
Hoje resolvi escrever uma história que teve como personagem principal a minha sobrinha... Essa história é real... ;-)
Minha sobrinha e afilhada tem 7 anos e se chama Ilana. É uma criança extremamente especial, doce e feliz!! Sou madrinha dela e ela decidiu que iria me chamar de Dindi porque Dinda era muito comum... Amei isso!!
Eis que ela herdou de seu pai um iPod Touch antigo (1ª geração de iPod Touch, acho eu!) e ela adorava o aparelho. Adorava principalmente ouvir música e jogar... Aconteceu que o botão de início teve um problema e ficava difícil de operar o aparelho sem usar o botão, sendo assim precisava ser aposentado.
Na época ela havia instalado o App Bump para se comunicar comigo... Ela começou um chat no Bump dizendo que o iPod dela tinha estragado e que o botão "início" não funcionava mais e, por isso, não ia mais poder usá-lo... E me perguntou se eu tinha alguma amiga que quisesse vender um iPod de qualquer geração para ela poder comprar... Fiquei arrasada... Pensei, e se fosse eu com meu iPhone... Hehehe
Conversei com o meu pai (avô dela) e com meu irmão (pai dela) e resolvemos fazer uma "vaquinha" para presentear a mocinha com um iPod novinho em folha... Defendi a ideia de comprá-lo, pois na época já via o quanto ela tinha desenvolvido sua escrita no iPod, escrevendo no chat do Bump e escrevendo e-mails para toda a família!
Combinamos de não contar a ela... No dia combinado, um sábado, eu e o Daniel (meu marido) pegamos a mocinha e fomos até a iPlace no Shopping Iguatemi.
Chegando lá, entramos e ficamos olhando os produtos... Ela me perguntou se podia baixar um App naquele iPod do mostruário e eu disse "baixa no teu". Ela disse: "mas eu já te falei que estragou..." Foi então que eu anunciei a novidade: "Eu, teu pai e teu vô vamos te dar um iPod Touch novo de 4ª geração..." "Sério?!?", ela disse.
Ela estava sem palavras... Ficou excitada, feliz e agradecia muito... Até o vendedor ficou emocionado com a reação dela.
Quando chegamos em casa, depois dos agradecimentos, que foram muitos, fomos utilizar o aparelho. Fizemos os procedimentos de instalação do iTunes e ela começou a baixar os seus aplicativos favoritos. Como é comum nas crianças de hoje em dia, ela mesma foi fazendo suas seleções, sabendo que neste momento poderia apenas pegar os aplicativos free. Ela logo percebeu as diferenças entre seu iPod antigo esse novo. Alto falante externo: fez vários vídeos com som e imagem, usando as duas câmeras (frontal e traseira). Falou com seu pai com o FaceTime. E outras mil coisas que são possíveis com um aparelho completo como este... Esta história aconteceu há uns seis meses aproximadamente.
Contei toda esta história para chegar na defesa pedagógica destes dispositivos...
Além de todas as possibilidades de comunicação oral, ela desenvolveu muito mais a sua escrita. Comunica-se, com frequência com seus avós (eles tem iPhone e iPad também) e comigo, principalmente, via chat do Bump e via FaceTime. Por ser uma escrita real, ela precisa utilizar bem as palavras e até a pontuação, a ortografia etc. para ser bem entendida. Joga muuuuitos jogos que desenvolvem o seu raciocínio lógico. Cria vídeos com suas amigas, inventa histórias e propagandas.
Destaco uma utilização que ela fez que achei maravilhosa. Ela veio aqui em casa e tinha de fazer a tarefa de casa. A tarefa daquele dia era completar uma cruzadinha e depois criar frases com as palavras da cruzadinha. Ela fez a cruzadinha e depois me disse que estava cansada para escrever as frases, mas que tinha uma ideia. Pegou seu iPod e gravou as frases que iria escrever na tarefa "para não perder as ideias". Depois me contou que quando chegou na casa dela ouviu as frases gravadas no iPod e transcreveu na tarefa, podendo completar ainda mais as frases. Não é máximo!?!?!
Costumo fazer pesquisa com o meu nome no Google. Em uma dessas buscas, eu descobri o texto da professora Cristina (postado abaixo). O trabalho de assessoria que realizei em Marabá/PA, em 2002, foi bastante significativo para mim. Lendo a publicação da professora, percebi que o trabalho havia sido significativo também para os professores que participaram do curso. Confira o texto da professora, postado abaixo.
PEDAGOGIA DE PROJETOS
Texto de Cristina Arcanjo
Publicado em setembro de 2010 ~> http://professoracristinaarcanjo.blogspot.com
Em maio de 2002 participei de uma formação sob a coordenação da professora Adriana Gandin. A temática era pedagogia de projetos. Na época eu tinha apenas um ano e meio de experiência como docente e a formação veio muito oportuna, pois me ajudou a incrementar minhas aulas além de esclarecer muitas dúvidas que eu tinha sobre a ação docente.
Há pouco tínhamos discutido sobre avaliação e algumas questões não queriam calar: “O que então, por no lugar das notas, dos conteúdos preestabelecidos? Que coisas nossas crianças e adolescentes precisam realmente aprender e discutir?”
Considerando esses questionamentos percebemos que através da metodologia de projetos seria possível dinamizar a ação docente na sala de aula e (re)significar os conteúdos que a escola ministra, isto porque, segundo a autora, o trabalho com projetos:
ESQUEMA DE UM PROJETO
1. INCENTIVO
2. FORMULAÇÃO DO PROPÓSITO
3. PLANO COOPERATIVO (O que queremos pesquisar? Para que queremos? Como iremos fazer?)
4. DESENVOLVIMENTO
5. CULMINÂNCIA
6. AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO
O PAPEL DO DOCENTE DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
![]() |
Usama e Bush |
Lisa |
![]() |
Lisa, Bush e Roth |
![]() | |
Cooking Dash: Thrills and Spills | (versão free) |
![]() |
Diner Dash: Grilling Green |
![]() |
Hotel Dash Deluxe |
"Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.(...)A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida.Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar. Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.(...)Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles. E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles. Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer…(...)"